Posted by
Ramon S Rosa
|
Posted in
|
Posted on
18:12
30 dicas para se escrever bem!
1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??... então valeu!
9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes;isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nemsempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas, evitando ao máximo cansar quem está lendo.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo!... nada de mandar esse trem.. vixi... entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.
Autor: Professor João Pedro da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)
Posted by
Ramon S Rosa
|
Posted in
|
Posted on
18:07
SAUDADE
O barulho da chuva que cai nas telhas já não é o mesmo
O brilho do sol fora ofuscado pela presença de tua ausência. Da música apenas se ouvem sequências de notas que há tempo só me impõe a melancólica solidão. Talvez, que te ter aqui de novo, ou somente a sua voz ouvir, os sentimentos que hora sentí possam mudar e me lembrar de tudo que sinto por ti.
A música deixará de ser apenas uma perfeita sequência de notas, tornando-se uma sinfonia harmonioza, que, por sua vez, louva teus encantos e beleza. Eu te amo......
Não existe mais barulho quando a chuva se precipita. tornou-se assim como a música,uma doce referência aos maravilhosos sons da natureza: sua voz. Hoje, não há mais a "presença da ausência"..... mesmo estando tão longi estás tão perto... A "ausência de tua presença" trouxe consigo a saudade, que através do brilho do sol, dos sons da chuva e da música fora amenizada.....Amo VocÊ!
Posted by
Ramon S Rosa
|
Posted in
|
Posted on
17:48
Diferente?
Por que as pessoas dizem que sou diferente? Por que talvez não seja como elas( as pessoas)....
Por que não faça o que elas querem, ou na hora que elas querem. Sou diferente? Sim, sou. Sou diferente de muitos hipócritas disfarçados de cordeiros, espalhados por rebanhos vastos em campos próximos. Sou diferente por ser igual àquilo que não lhe agrade a visão, ouvidos... que não lhe agrade a existência. Sou diferente.
Num mundo globalizado pela beleza, pelo modelo intelectual perfeito para um mercado de trabalho futuro, sou diferente. Sou diferente por que não quero aceitar ser aquilo que muitos foram, que muitos serão. Não quero ser parte de números de pessoas que têm sua vida tomada por aquilo que um dia se negaram fazer, como faço agora. Sou Diferente por isso. Por quero ser diferente daquilo que se é acostumado ouvir e ver. Quero ser diferente, sou diferente. Serei diferente?
Serei diferente de tudo o que eu disse? serei diferente de toda esta sede por ser diferente? afinal, ser diferente é ser igual a todo mundo. Todos somos diferentes. O que nos julga, em parte, é sermos diferentes quando fazemos por ser assim. A escolha é minha: ser ou não ser diferente. A escolha é sua.
Posted by
Ramon S Rosa
|
Posted in
|
Posted on
17:35
Lágrimas
Vazio ao falar. Me sinto uma criança quando falo disso. Quando falo de amor. A inexperiência, mista de uma possível falta de fé, produzem um resultado estrondoso, que fazem das minhas lágrimas comuns em momentos mais diversos. Lágrimas por coisas que nem chegaram a existir. Lágrimas por decepções, por uma certa angústia em esperar o momento, a pessoa certa.
Lágrimas por uma frieza sem igual, por um olhar de desprezo, ou um desprezo ao falar. Lágrimas que não se fazem por merecer a si mesmas. Lágrimas que nunca deveriam ter existido. Lágrimas que não deixaram nada se não elas mesmas.
O amor, dizem muitos, é feito de lágrimas. Por falta de experiência, talvez, eu acredite. Porém lágrimas que se secam por si só, graças a solidão de um ser, não nasceram de um verdadeiro amor. Mas as lágrimas que foram derramadas por alguém, junto deste alguém, e secas pelo mesmo, nos trazem um refrigério da recompensa por saber esperar o momento, a pessoa, certos.
Enfim. Saber esperar por lágrimas que possam regar e construir, é ser sábio em derramar cada uma delas. Estas lágrimas vem somente depois daquelas derramadas na solidão. São lágrimas que trazem consigo mesmas a recompensa de um choro que poderia ter durado mais de uma noite, porém, com o nascer do sol, teve suas lágrimas secas.... e assim o ciclo continua. Lágrimas pela a inexperiência da ausência do amor.